8dejan.

Punta del Este no inverno

Pode parecer meio louco, mas visitar Punta de Este no inverno é maravilhoso. Principalmente se o seu objetivo é conhecer o lugar e sua história. Como adoro fotos, foi ótimo porque não há muitos turistas nesta época, então os monumentos ficam mais livres. 


Estive duas vezes em Punta no mês de agosto fazendo o mesmo roteiro. Explico: no meio da minha Trip no Uruguai eu perdi TODAS as minhas fotos porque minha máquina caiu no Rio da Prata. Enfim, como Punta é excelente e voltar sem fotos da viagem não dá, eis que regressei e reconheci, rs.


Mas o principal atrativo é a economia. Tudo em Punta nesta época é muito barato, claro. Hospedagem e restaurantes com o preço super em conta. Eu sou rata de praia, mas valeu muito à pena conhecer Punta, mesmo sem dar uma nadadinha.

Para chegar em Punta, há um ônibus de linha no terminal de Tres Cruces, em Montevideo (esqueça os terminais que conhecemos por aqui), ele parece um mini shopping, super limpo, organizado e com opções de lojas e locais para comer. De lá é possível ir para vários destinos turísticos do Uruguai. A passagem para Punta é barata, cerca de 15 reais. É simples, prático e barato.  Duas companhias operam entre a capital e Punta del Este: a COT (tel. 042 48-6810) e a COPSA (tel. 042 48-9205). Os ônibus partem do terminal e fazem parada no Aeroporto Internacional de Carrasco.

Ao chegar ao terminal de ônibus de Punta  tem um estande de informações turísticas, lá dá para pegar dicas e mapas do que fazer em Punta.

Para quem não gosta de comprar pacotes com agências, uma dica que foi muito útil: o guia em áudio, disponível no site: http://audioguias.travel/es_latam/Uruguay/Maldonado-Punta-del-Este/. Foi uma experiência interessante. Dispensa o guia, rs.

No inverno, um dia é suficiente para conhecer a península central andando e com mapa que conseguimos na rodoviária de Punta ficou super fácil. Percorremos:

Paseo de las Américas







É aqui que fica a famosa escultura “La Mano”. Mas quem passar por lá vai ver que pela praia há mais esculturas. Elas foram erguidas durante um encontro internacional de escultores na década de 90.


Balneário:



Mesmo sem poder entrar na água, percorrer a parte da costa de Punta é incrível. Em certo momento chegamos na parte em que a praia tem uma enorme passarela de madeira. Dá uma nostalgia! O cenário fica uma graça. 

Farol
O farol foi erguido em 1860 para orientar a navegação entre o Oceano Atlântico e o Rio da Prata. Ele funciona com eletricidade.

Parroquia
A igreja está localizada em frente ao farol. É uma gracinha por dentro, mas perdi as fotos internas L.

Conrad
O famoso hotel e cassino vale ser visitado. O local estava se preparando para receber um show do meu ex-amor platônico Ricky Martin, que seria no começo de setembro.

Comida
Apesar do preço convidativo dos restaurantes, comemos empanadas em uma lanchonete chamada  Las Tucumanitas. Nunca comi empanadas tão gostosas como as de lá. Dá água na boca só de pensar. Vale dar uma passada.

Casapueblo
Depois de um dia andando seguimos para Casapueblo, localizada em Punta Ballena, na primeira visita fechada. Isso porque no inverno a celebração ao sol é mais cedo. 


Para chegar lá, basta pegar um ônibus em Punta del Este e pedir para sair perto de Casapueblo, ou em Puertozuelo. De lá para ir andando tranquilamente e admirando as paisagens bonitas, além das casas maravilhosas da região.
















Dizem que no verão a celebração é ainda mais linda porque o sol tem uma posição diferente e parece se despedir entrando na água. Enquanto o sol vai se pondo, um poema de agradecimento ao sol é declamado de forma sincronizada, de modo que ele se encerra no mesmo momento que o sol some no horizonte. Fantástico!

Acredito muito que os males vêm para o bem. No primeiro momento fiquei muito triste de encontrar Casapueblo fechada da primeira vez.  Mas o melhor estava por vir: na segunda visita, após a cerimônia, o artista criador do local, Carlos Paez Villaró nos presenteou com sua companhia. Atencioso e simpático ficou entre os visitantes assinando suas obras. Foi uma sequência de momentos mágicos. 




Meu Sol de Touro, com dedicatória de Villaró


E na volta o espetacular luar de Punta Ballena com vista para a penísula de Punta del Este!!!

¡Compártelo!

0 comentários:

Postar um comentário

Buscar

 
¿Qué Tal? Copyright © 2011 | Tema diseñado por: compartidisimo | Con la tecnología de: Blogger