19dejun.

A magia de Tiwanaku


Estar em Tiwanaku foi como voltar alguns anos nos meus estudos, lá quando comecei a aprender sobre as civilizações pré-colombianas. Pude recordar de tudo que minha professora falava e que, na época, parecia tão distante, tão intocável, às vezes até irreal.


Estar ali vendo os monolitos, conhecendo seus significados, presenciar a tecnologia utilizada na construção de condutores de água e ferramentas de fundição, foi algo para não esquecer jamais. Arquitetura incrível! Impossível não transportar-se no pensamento para aquela época.


No Parque Arqueologico Tiwanaku há dois museus (Litico e Ceramico) e o Sitio para visitação. Fomos informados de que o local foi saqueado por escavadores amadores em busca de preciosidades desde a queda da cidade há milhares de anos. Só que há anos também o governo boliviano iniciou um programa de restauração do sítio, que ainda não tem previsão para ser concluído.


Conheça um pouco das atrações do local:


Porta do sol
Os povos que ali viveram desenvolveram grandes habilidades com a astronomia. Sabia que foram eles que dividiram o ano em 12 meses e as semanas? Isso porque, segundo nosso guia, eles sabiam exatamente as datas dos solstícios, o que os orientava quanto a época exata para plantar e colher. Esse desenvolvimento pode ser visto claramente na "Porta do Sol", cujo desenhos marcam os eventos agrícolas.



Pirâmide Akapana
As escavações dela indicam diferentes tipos de técnicas de construção, o que faz com que se acredite que foi construída por diferentes povos.


Putuni
É o "cemitério" de Tiwanaku. Ai que medooo...rsrsrs.

Templo de Kalasasaya

As dimensões do local estão baseadas na luz solar. No acesso ao local foi construída uma escada com sete degraus orientados a leste. O objetivo era convidar os raios solares a entrar no lugar sagrado. Que fino! É lá que estão dois dos principais monolitos do complexo.







Templete semisubtarráneo
A estrutura do local simboliza todos os povos que por ali passaram. Por isso, a estrutura possui cabeças, simbolizando pessoas e animais. É lá que está o monolito Pachamama que possui uma cópia idêntica no bairro Miraflores, em La Paz (perto do Estádio Hernán Silles).



¡Compártelo!

0 comentários:

Postar um comentário

Buscar

 
¿Qué Tal? Copyright © 2011 | Tema diseñado por: compartidisimo | Con la tecnología de: Blogger