"Eu gosto é de novidade mas minha autenticidade é forte feito imbira, sou festa, sou alegria, sou 100% caipira" . É neste tom animado de abertura que o DVD lançado em 2005 reúne 20 clássicos da música sertaneja. Com os maiores nomes do cenário nacional, a gravação reúne talento e emoção, e resgata a tradição do ritmo que é a maior manifestação roceira do país.
Além de representar muito bem a cultura interiorana, a produção contou com um grande público que aplaudia e dançava a cada faixa. Mas chegou a hora de "dar nome aos bois". O primeiro fenômeno musical a entrar em cena foi o Trio Parada Dura. Uma de suas mais emocionantes canções, Faz isso não paixão, garantiu que a abertura fosse contagiante.
Outros destaques da noite no Olympia foram a volta do Duo Glacial que andava afastado dos palcos, e a brava apresentação de Nalva Aguiar considerada a rainha da música sertaneja nos anos 70. Artistas que ainda se fazem presentes nas paradas de sucesso como César e Paulinho, Teodoro e Sampaio, Gilberto e Gilmar fizeram a alegria da caipirada.
A ideia de registrar a lealdade a cultura caipira, não está expresso somente nesta obra. Pode-se encontrar nas paradas de sucesso músicas influenciadas pelo estilo, que cada vez se torna mais popular. A música que antes só era ouvida por quem provinha do interior, se tornou um fenômeno que povoou também as grandes cidades.
Vale lembrar que música caipira e sertaneja não são iguais. Caipira é um tipo de música que tocava nas zonas rurais, e antes era chamada de moda de viola, se utilizando de instrumentos artesanais. Sertanejo, foi um estilo que surgiu após os anos 80, influenciado pelos caipiras e que indiscutivelmente ocupa uma grande parcela nas vendas de álbuns no Brasil.
0 comentários:
Postar um comentário